O presente artigo tem como objetivo compreender historicamente a emergência de práticas e discursos que possibilitaram os arranjos político-institucionais de acolhimento de crianças e adolescentes da maneira como se configuram na atualidade.
Este é um artigo original que teve como objetivo analisar o vocabulário de escolares do primeiro ciclo do ensino fundamental e relacioná-lo com a classe sócioeconômica.
O envelhecer é visto com temor pelo olhar do outro e está rodeado de estigmas que marginalizam ainda mais esse processo inexorável. Desenvolver-se com uma visão depreciativa acerca dessa etapa do ciclo vital pode gerar uma experiência desagradável, bem como tentativas de se desviar e negar essa condição. Diante disso, como inverter o olhar acerca da velhice? Sendo um criador de si mesmo e de novos valores, como lembra Nietzsche.
A literatura científica sobre o apego mostra que este vínculo atua fortemente como promotor do desenvolvimento saudável do bebê. A formação de um vínculo entre o pai e o bebê já desde a gestação, e principalmente no puerpério, permite ao homem uma melhor preparação para o exercício da paternidade. O objetivo desta revisão é conhecer como a literatura científica tem conceituado o apego em homens. A amostra foi constituída por seis artigos científicos, sendo dois de revisão de literatura sobre a paternidade. Os resultados geraram duas categorias sobre o conceito de apego: 1) a responsabilidade pela provisão material, e 2) a expressão do afeto. Este estudo pode possibilitar futuras intervenções de saúde pública no sentido de promover esse vínculo.
Este artigo tem como objetivo principal descrever uma experiência de extensão universitária de oficinas de formação com professores da rede pública de ensino fundamental do Litoral Norte da Paraíba.
Atualmente, identifica-se aumento no número de estudos sobre as relações entre inteligência e funcionamento executivo, notadamente devido à importância que ambos têm assumido enquanto preditores do desempenho escolar e profissional.
O artigo proposto apresenta a discussão dos resultados adquiridos em uma pesquisa realizada com docentes atuantes na Educação Infantil, tendo como objetivo investigar a importância das brincadeiras cooperativas no processo de desenvolvimento da criança.
O tema escolhido para a construção deste artigo – sala de atendimento educacional especializado e sala de aula regular: compartilhando uma educação de qualidade –, tem como propósito maior mostrar que é possível unir crianças com determinados tipos de dificuldades de aprendizado com crianças do ensino regular.