O acompanhamento terapêutico escolar (AT) é uma prática que tem sido utilizada no processo de inclusão escolar de crianças com necessidades educativas especiais. O trabalho do acompanhante consiste em estar com a criança dentro e fora da sala de aula, sempre buscando integrá-la ao grupo e levá-la a um envolvimento com as atividades propostas pelo professor, observando e respeitando seus limites e suas potencialidades, descobrindo o universo da criança e, com isso, construir condições para que ela possa frequentar a escola e aproveitar esse momento de modo particular. O papel do acompanhante, a rigor, é auxiliar as crianças com dificuldades severas, como o autismo, atuando como mediador e facilitador do processo de inclusão.

Com base nisto, a ABADS – Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social está promovendo um curso para capacitação em (AT).

O curso está dividido em 6 Módulos teóricos e um de estágio a ser realizado na Escola de Ed. Especial da ABADS, totalizando 30 hrs.

Módulo I – (21/04 das 8:30 às 12:30) AT e mediadores: formação, áreas de atuação, legislação, ética.

Módulo II – (28/04  das 8:30 às 12:30) TEA: definição e características, características de aprendizagem do aluno com TEA, contribuições da Análise Comportamental Aplicada (ABA) no processo de inclusão do aluno com TEA.

Módulo III – (05/05  das 8:30 às 12:30) Controle Instrucional, Compliance, Visual Tracking, Imitação, MTS, DTT e Check List de Observação.

Módulo IV – (19/05  das 8:30 às 12:30) Compreendendo o comportamento inadequado: avaliação funcional, manejo comportamental: programando intervenções. Orientações para estágio.

Módulo V – (09/06  das 8:30 às 12:30) Ensino Estruturado, aspectos conceituais e práticos das adaptações de materiais baseados no Modelo TEACCH.

Módulo VI – Estágio: duração 4 h - de 2ª a 6ª feira das 8h às 17h (a combinar).

Módulo VII – (30/06 das 8:30 às 12:30) Apresentação de relatório, Estudo de caso, Avaliação final e Fechamento.

 

Ministrando o curso, teremos as participações das docentes: Ma. Valeria Mendes Tavitian, Esp. Lara Ribeiro e Esp. Vivian Santos. É destinado a profissionais e alunos da graduação das áreas de educação e saúde que atuam diretamente com o aluno com TEA em ambiente escolar.

O curso é presencial e tem duração de 3 meses. O início será dia 21 de Abril das 8h30 às 12h30  sendo: 2 sábados por mês e mais 1 estágio de 4 horas (mês junho).

Local: Auditório da ABADS - Av. Morvan Dias de Figueiredo, 2.801 – Vila Guilherme SP

Investimento: 700,00 – cartão de crédito (em até 3x) ou 5% de desconto para pagamento à vista.
Para Inscrição acesse o link: http://tinyurl.com/cursoat18

Para mais Informações: Tels: (11) 295-3045/ 3047/ 3048 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

 

Bem-vindo(a) ao Ppol

Obrigado por visitar nosso Portal!

Aproveite sua visita e faça seu registro.

Busca

Login

Notícias

Portal Brasil

Feed não encontrado