Normas para publicação de Artigos e Trabalhos

  1. Aceitamos trabalhos inéditos ou não, sob a forma de artigos, trabalhos científicos e relatos de experiências em psicopedagogia, psicologia, fonoaudiologia, psiquiatria e outros, nas áreas de Educação e Saúde, entretanto deverá ser resguardado um período de 60 dias antes e 60 dias após a publicação no Psicopedagogia On Line antes de o mesmo ser divulgado em outros locais ou mídias sob pena de serem retirados de nossa Biblioteca;
  2. Os trabalhos serão submetidos à Comissão Editorial do Psicopedagogia On Line previamente à sua publicação. O web site poderá aceitar ou vetar trabalhos recebidos, de acordo com as recomendações do Conselho Editorial. Eventuais sugestões de modificações na estrutura dos trabalhos serão previamente discutidas com os autores;
  3. Caso o número de trabalhos enviados ultrapassem o número máximo de artigos para uma publicação, os restantes serão publicados na edição posterior;
  4. Serão aceitos trabalhos enviados somente via internet, obedecendo às normas estipuladas para publicação. Não será necessário o envio de cópias impressas. Os autores dos trabalhos aceitos pela Comissão Editorial, autorizam expressamente o Psicopedagogia On Line a utilizar o artigo para todos os fins, podendo publicá-los no seu próprio web site ou ceder a terceiros para que publiquem em outros sites, revistas, periódicos e jornais, sem direito a nenhuma remuneração ou pagamento sob qualquer forma, sendo entendido como uma divulgação dos trabalhos dos autores ao público que freqüentam os sites ou se utilizam desses veículos de comunicação. Autorizam, ainda, a acrescentar o artigo em eventual obra literária ou científica que seja desenvolvida e coordenada pela PSICOPEDAGOGIA ON LINE ou por profissional por ela indicado, respeitando-se os direitos morais do autor, cedendo os direitos patrimoniais sobre a obra para a edição, impressão, publicação, divulgação, distribuição, exploração e reprodução da mesma através de livros de capa, com número ilimitado de cópias ou edições, sem direito a qualquer remuneração.
  5. Da Formatação: os textos deverão ser produzidos em editor de texto Microsoft Word (doc) utilizando nosso modelo para publicação com:
    1. no máximo 25 (vinte e cinco) laudas, digitadas em papel tamanho A4;
    2. páginas numeradas no ângulo superior direito;
    3. margens laterais, superiores e inferiores de 2,5 cm cada;
    4. digitação com fonte Verdana ou times new roman, tamanho da fonte 10 (dez), espaço simples;
    5. Faça o download do Modelo clicando aqui. f) coloque no material (artigo, monografia, etc...) que será enviado nome, breve currículo e e-mail;
  6. Da Estrutura do texto: os trabalhos enviados devem ser redigidos de acordo com a ortografia e gramática oficiais, de maneira impessoal e obedecerão a estrutura formal abaixo:
    1. Título, acompanhado de subtítulo, quando necessário. O título deve ser claro e conciso, sem abreviaturas (podendo acrescentar a versão em inglês);
    2. Nome do(s) Autor(es) e colaboradores por extenso. A titulação, a origem do trabalho (p. ex. departamento da instituição a que pertencem);
    3. Resumo com no máximo 250 (duzentas e cinqüenta) palavras podendo conter Abstract (para versões em inglês). Deverá conter, de maneira condensada, informações referentes a objetivos, procedimentos básicos, resultados mais importantes e principais conclusões;
    4. Texto: para artigos deverá conter introdução, material e métodos, resultados, discussão e conclusão. Para depoimentos/opiniões e relatos de experiências, o texto poderá ser redigido com seqüência a critério do autor;
    5. Ilustrações Complementares: os quadros, tabelas e mapas deverão ser apresentados já inseridos no texto, confeccionados para sua reprodução direta sempre que possível. Deverão estar numerados, titulados corretamente, com indicação das unidades em que se expressem os valores usados e das fontes dos dados citados;
    6. Referências Bibliográficas e fontes utilizadas deverão ser apresentadas no final do artigo;
    7. Não use os recursos do word (como notas de rodapé), pois o mesmo tem uma falha que nos impede de publicar o texto sem que tenhamos que reeditá-los, ou seja, as notas de rodapé deverão estar ao final do artigo.
  7. Os trabalhos enviados para publicação nas seções: "Relato de Experiência", "Opiniões/Depoimentos Pessoais", terão estrutura textual livre. Devendo, entretanto, serem obedecidas as regras quanto à formatação (item 5).
  8. Os trabalhos serão de exclusiva e total responsabilidade de seus autores.
  9. Os artigos poderão ser reproduzidos total ou parcialmente desde que os autores sejam identificados.
  10. Os artigos deverão vir acompanhados, ao final, com nome completo dos autores, titulação, instituição a que pertencem e forma de contato (telefone, e-mail e endereço para envio de correspondências).
  11. O autor deverá cadastrar-se no site. Clique aqui para cadastro
  12. Envie para o e-mail: artigos@psicopedagogia.com.br

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