:: Psicopedagogia On Line ::
>>>Imprimir
Educação Física

Educação Física

Qualifica e habilita o profissional a buscar, através dos exercícios corporais, maior rendimento na utilização de capacidades físicas das pessoas. 
O professor de Educação Física promove atividades físicas, recreativas e desportivas com seus alunos. Pode, ainda, desempenhar funções técnicas oficiais, como treinador de atletas e equipes, árbitro, juiz de linha, apontador.

Em um país como o Brasil em que os esportes estão sendo cada vez mais valorizados e os jovens vislumbram na prática esportiva o lado positivo da vida e o culto ao corpo, o curso de Educação Física ganha importância no mercado e o profissional vê seus horizontes ampliados. O curso de Educação Física , que tem duração mínima de quatro anos, é muito dinâmico. Além de ter aulas práticas, o futuro profissional irá adquirir conhecimentos profundos a respeito das atividades biológicas e psicológicas do homem através de disciplinas que vão da psicologia à anatomia humana. 

É importante saber que o profissional em Educação Física, terá que estudar bastante, fazer pesquisas e ler muito. O espírito de liderança e sensibilidade são fundamentais para o futuro profissional. O profissional da área pode se dedicar ao ensino técnico em desporto e o seu mercado é bastante abrangente. 

Na área de ensino após cursar licenciatura, pode atuar em escolas de 1º e 2º graus e de nível superior. 
Na área recreativa e de lazer, o profissional poderá atuar em clubes, academias de ginástica, associações, centros comunitários, condomínios, creches e colônias de férias. 
No setor artístico atua em grupos de dança e de expressão corporal. 
E na área de saúde, em clínicas, centros de saúde, hospitais, fazendo parte de equipes multidisciplinares, trabalhando em grupos especiais de pessoas portadoras de deficiência, diabéticos, cardiopatas, pneumopatas e outras enfermidades, assim como, no aprimoramento de pessoas normais. 

Quem opta por educação física deve ter total consciência do seu papel social, ou seja o do profissional que vai contribuir par a formação de indivíduos nos aspectos moral, intelectual e físico.

- Duração: 4 anos
- Currículo mínimo: Anatomia, Desenvolvimento Motor, História da Educação Física, Fisiologia, Aprendizagem Motora, Expressão Corporal, Higiene, Recreação, Atletismo, Futebol, Ginástica Básica e Rítmica
- Áreas de atuação: estabelecimentos de ensino públicos e privados, academias, agremiações de esporte amador, instituições para indivíduos portadores de deficiência física
- Perfil do profissional: habilidade e boa coordenação em práticas desportivas, interesse pelo ser humano e suas características físicas e psíquicas, criatividade, organização