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A FUNÇÃO DO PEDAGOGO NA ESCOLA PÚBLICA

Francisco Duque S. B. Filho

Artigo Científico apresentado ao profº José Batista de Oliveira na disciplina Filosofia da Educação II

Resumo

Este trabalho fala sobre qual é a função do pedagogo na escola pública, dando ênfase a três destas funções: admistração escolar, supervisão e orientação pedagógica. Reclama a ausência deste profissional na rede de ensino, fato este que pode comprometer seriamente o processo educativo. Conclui-se que esta reflexão sobre o papel do pedagogo na escola atingiu a pequena dimensão que pretendia atingir, ou seja despertar no leitor a conscientização da necessidade de se inserir o pedagogo no local que é seu de direito.

 

Palavras-chaves: Pedagogo-administrador,  pedagogo-supervisor, pedagogo-orientador.

 

Agradecimentos

Ao Único Deus Salvador nosso por Jesus Cristo nosso Senhor.

Ao Profº. José Batista de Oliveira não só pela orientação prestada para a realização deste trabalho, mas por todo trabalho que vem desempenhando no Campus II de Imperatriz

A todos que contribuíram de forma direta e indireta para a concretização desta pesquisa.   

 

Introdução

No cotidiano freqüentemente nos deparamos com a seguinte indagação: “o que faz o pedagogo”? “qual a função do pedagogo”? dando a impressão que os autores destas perguntas desconheçam  qual é a função do pedagogo, o que ele faz, onde atua. Podemos entender essa alienação sobre o que faz o pedagogo como uma conseqüência da falta deste profissional na escola, isto porque a função do pedagogo está sendo exercida por outros profissionais da educação. Diante disso é que sentimos a necessidade de fazer esta reflexão sobre o papel do pedagogo na escola pública.

Para a realização deste trabalho fizemos pesquisa bibliográfica, e fizemos uso da nossa experiência enquanto acadêmicos.

Pretendeu-se que este trabalho proporcionasse, de forma muito sintética, mas objetiva, uma familiarização com as principais funções do pedagogo na escola pública, como também refletir sobre a importância deste profissional para a educação.

Como o campo de atuação deste profissional na escola é amplo (diretor, professor, supervisor, orientador, consultor, pode trabalhar também em empresas públicas e privadas) nos limitamos neste artigo a falar sobre o pedagogo-administrador, pedagogo-coordenador ou supervisor pedagógico, pedagogo-orientador, e por último a ausência do pedagogo na escola pública.

Entendemos que é urgente a necessidade de colocar este profissional no lugar que é seu de direito, até porque o pedagogo é especialista em educação por excelência, ou seja, é aquele que detêm os métodos e técnicas a ser utilizado no processo ensino-aprendizagem.

 

O pedagogo administrador

O pedagogo-administrador escolar gerencia  e supervisiona  o sistema de ensino cabendo a ele elaborar as políticas educacionais dentro de um contexto sócio-político-cultural, visando condições adequadas (materiais e ambientais) para a formação dos alunos.

É necessário que o pedagogo-administrador além de dominar as técnicas da ciência da administração, conheça também o contexto sócio-político-cultural da sociedade na qual está inserido, só assim, ele poderá administrar de forma eficaz, propondo soluções adequadas às mais variadas situações que forem surgindo.

“Na medida em que a prática da administração escolar é tratada ‘puramente’ técnica, são omitidas as suas articulações com as estruturas econômicas, política social, obscurecendo a análise dos condicionamentos da educação...”. (FELIX, 1989, p. 81-2)

são muitos os papéis a serem desempenhados pelo diretor dentro da escola, na área da gestão, animação e avaliação , exigindo deste a competência técnico-pedagógica para garantir o sucesso do processo ensino-aprendizagem.

O pedagogo-administrador não é o único responsável pela administração escolar, embora o corpo docente tenha funções diferentes, todos estão envolvidos direta ou indiretamente com a administração escolar, inclusive o educando e a sociedade.

 

O pedagogo supervisor

O papel do pedagogo supervisor na escola pública é auxiliar o corpo docente, visando aperfeiçoar o desempenho deste na utilização dos recursos didáticos, na metodologia de transmissão do conteúdo, e por fim, propor qual o tipo de avaliação  que proporcione resultados mais significativos ao desenvolvimento dos educandos.

“A atuação do pedagogo escolar é imprescindível na ajuda aos professores no aprimoramento do seu desempenho na sala de aula (...), na análise e compreensão das situações de ensino com base nos conhecimentos teóricos, ou seja, na vinculação entre as áreas do conhecimento pedagógico e trabalho em sala de aula”. (LIBÂNIO, 2000,p.54)

O pedagogo-supervisor deve conhecer os problemas, necessidades e recursos existentes na escola, só assim ele pode propor alternativas eficazes, que atendam as necessidades da escola onde atua.

Portanto é evidente que a atuação do pedagogo-supervisor na escola contribui com o processo ensino-aprendizagem, resultando em mudança de atitude do corpo docente e dos educandos, cujo resultado final é a melhoria no desempenho destes.

 

O pedagogo-orientador

A função do pedagogo-orientador é de assistir o aluno e toda a equipe que está envolvida no processo ensino-aprendizagem (professores, familiares e a sociedade), propondo alternativas que visem à redução da evasão escolar e o acesso de todos à escola, tornando-a igualitária e democrática.

Para que o pedagogo-orientador desempenhe sua função com diligência é necessário além da formação, que ele tenha condições adequadas de trabalho. Isso significa dizer que é preciso observar o número de alunos que o pedagogo pode atender sem comprometer a qualidade do processo.

“Numa escola com o número elevado de alunos em proporção a orientadores (...) ocorre certamente o atendimento de uns poucos alunos, ficando a maioria deles sem receber os benefícios da orientação educacional”. (Id.,Ibid,p.27)

Não há uma ação única que venha proporcionar melhoras no processo ensino-aprendizagem, mas, todas as funções didáticas são interdependentes, pois buscam um alvo comum: o sucesso do educando.

“A escola se compõe de um conjunto de funções, (...) e todas elas influentes, de sorte que a maneira como são conduzidas as ações em uma determinada área, afetam, de alguma forma as ações de outra área”. (LÜCK, 2001,p.78)

 

A ausência do pedagogo na escola pública

Como já foi afirmado no início deste trabalho, a função do pedagogo está sendo exercida por outros profissionais da educação, fator este que pode comprometer o processo de aprendizagem. 

O pedagogo é o profissional habilitado (por lei e formação) a preparar, administrar e avaliar currículos, programas escolares, além de estabelecer vínculos entre instituições de ensino, comunidade, familiares dos alunos e autoridades do setor educativo.

“...a presença do pedagogo escolar torna-se, pois, uma exigência do sistema de ensino e da realidade escolar, tendo em vista melhorar a qualidade da oferta de ensino para a população”. (LIBÂNEO,2000,p.55)

A nossa intenção é colocar o pedagogo no lugar que é seu de direito, o qual vai somar com os outros profissionais da educação e não fazer concorrência, pois todos os profissionais da educação têm uma função específica no processo ensino-aprendizagem, e o sucesso da escola depende da ação conjunta de todos.

 

Conclusão

Como foi dito anteriormente a função do pedagogo não está sendo exercida pelo mesmo, fator este que pode comprometer a qualidade do processo ensino-aprendizagem, percebe-se que é urgente a necessidade de colocar este profissional no lugar que é seu de direito, afinal, o pedagogo é especialista em educação por excelência, ou seja, é aquele que detêm os métodos e técnicas a serem utilizados no processo ensino-aprendizagem.

Pensa-se que o resultado obtido nesta pesquisa satisfaz os requisitos de objetividade e pequena dimensão que pretendia atingir. Pensa-se também que constituirá um auxiliar útil, de referência para o leitor que pretenda conhecer as principais funções do profissional da pedagogia. 

REFERÊNCIAS

SILVA, Marinalva da. O pedagogo na escola: um profissional que faz a diferença. 2002. 52 p.

Monografia apresentada ao curso de pedagogia da UFMA, como requisito para a obtenção do grau de Licenciatura Plena em Pedagogia.

http://www.enciclopedia.com.br.

GADOTTI, Moacir. Educação e poder: introdução à pedagogia do conflito. Ed. Cortez. São Paulo. 1991.

Publicado em 22/06/2004


Francisco Duque S. B. Filho - Estudante do Curso de Pedagogia - Universidade Federal do Maranhão-UFMA

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