DIRETRIZES NORTEADORAS DO CURSO DE PSICOPEDAGOGIA EM NÍVEL DE PÓS GRADUAÇÃO

Estas diretrizes foram elaboradas no conselho Nacional, reunião do dia 05 e 06 de junho/98, com base nas reuniões de Coordenadores de Cursos de Psicopedagogia de alguns estados brasileiros.

CARACTERIZAÇÃO DO CURSO DE PSICOPEDAGOGIA:

Trata-se de um curso de especialização com características especiais pois, muito além de atender às normas da resolução 12/83 do Conselho Federal de Educação, visa à formação de um profissional: o psicopedagogo.
No seu processo de formação o psicopedagogo necessita adquirir um perfil de atuação que integre os conhecimentos teóricos a uma mudança de postura profissional (teoria-prática-formação pessoal).
O curso deverá atender às áreas institucional e clínica concomitantemente, em razão da interdependência destes campos de atuação.

  • Carga Horária: Considerando o caráter informativo e formativo, bem como a complexidade do objeto de estudo da Psicopedagogia e a multidisciplinariedade que envolve, sugere-se que o curso ultrapasse, em muito, a carga horária mínima que a lei sugere. Aconselha-se a distribuição da carga horária num período de tempo mais longo evitando-se cursos concentrados. Consideram-se inadmissíveis cursos de formação de psicopedagogos à distância.
  • Seleção de alunos: É necessária a criação de um sistema de ingresso que privilegie os profissionais, egressos de cursos de graduação, cujas áreas de conhecimento sejam mais próximas ou afins ao objeto de estudo da Psicopedagogia, tais como: Pedagogia, Psicologia e Fonoaudiologia. No processo de seleção deverão ser contempladas as condições intelectuais, emocionais e culturais do candidato, bem como a experiência na sua área de formação. Sugere-se como instrumento de seleção: entrevista, análise da exposição de motivos, provas, análise de currículo.
  • Sistema de avaliação do aluno: Os critérios de avaliação do aluno durante o curso devem atender aos aspectos quantitativos ( notas, conceitos) e qualitativos ( responsabilidade, postura profissional, ética, etc) devendo-se prever critérios para desligamento do aluno do curso. Sugere-se a constituição de um colegiado de professores para a condução e tomada de decisão das questões relativas à avaliação dos alunos. O colegiado poderia reunir os professores ao fim de cada etapa.
  • Sistema de avaliação do curso: Ao longo do curso devem acontecer momentos sistemáticos de avaliação, com vistas a garantir a continuidade, integração e introdução de alterações necessárias. Sugerem-se reuniões de professores, alunos, preenchimento de questionários e que o coordenador ( ou colegiado) tenha presença efetiva no local do curso.
  • Corpo docente: Deverá ser garantidas a presença de professores com experiência na prática e/ou pesquisa psicopedagógica (institucional e/ou clínica).
  • Coordenação do curso: É fundamental que o coordenador (ou pelo menos, um dos coordenadores) detenha conhecimentos da área psicopedagógica, mantendo contato com a associação da classe e outros coordenadores de cursos de Psicopedagogia.
  • Estágio: É imprescindível a realização de estágio prático supervisionado em Psicopedagogia Clínica e Institucional, com um número significativo de horas.
  • Formação pessoal: É imprescindível que se introduzam atividades que envolvam a dinâmica das relações interpessoais e sensibilização para o autoconhecimento.
  • Formação continuada: Os alunos deverão ser incentivados a dar seguimento a sua formação pessoal e profissional, através de supervisões, cursos e atividades que os auxiliem na continuidade da construção de sua identidade profissional.
  • Grade curricular: Além de uma disciplina inicial sobre Introdução a Psicopedagogia que abordaria o histórico da Psicopedagogia, os campos de atuação, identidade e ética psicopedagógica envolveriam:
    • Disciplinas que contemplem o desenvolvimento cognitivo, emocional, psicolingüístico e neurológico articulado com as questões de aprendizagem.
    • Disciplinas que contemplem aspectos relacionados às dificuldades/alterações que podem surgir nestas várias áreas e sua repercussão no processo de aprendizagem.
    • Disciplinas específicas relacionadas ao âmbito clínico, diagnóstico e intervenção psicopedagógica. Estágio supervisionado.
    • Disciplinas específicas relacionadas ao âmbito institucional: diagnóstico e intervenção psicopedagógica. Estágio supervisionado.
    • Disciplinas relacionadas ao âmbito da pesquisa psicopedagógica.